Roteiro de Verão - Viseu
A quarta cidade do nosso roteiro é a Cidade Viriato. Mas também conhecida como Cidade-Jardim! Ou será, cidade das rotundas?
Acredita-se que Viriato terá nascido nesta região, estando, nos dias de hoje a figura associada à cidade. Viseu situa-se em plena Beira Alta e é uma das maiores cidades do Centro de Portugal.
Foi distinguida nos últimos anos com o prémio de melhor “cidade para se viver”.
Impossível de contestar que é uma cidade com ricas tradições artesanais, como a cestaria, olaria, tecelagem, bordados, entre outros.
Destaca-se, também, pela sua gastronomia, composta por pratos típicos como o Rancho à Moda de Viseu, um prato que remonta aos primórdios da civilização Viseense. E doces? Encante-se com a sobremesa “Viriato” ou, ainda, as Castanhas de Ovos de Viseu. Possui, igualmente, excelentes vinhos, assim como uma variadíssima oferta de turismo vitivinícola.
Desta cidade, conhece-se a Feira de São Mateus, feira com mais de 30 dias de festa, festejada há mais de 626 anos, uma das romarias mais antigas de Portugal, fazendo uma remontaria aos festejos dos tão aclamados Santos Populares. O feirar é ato incumbido da urbanização e gentes de Viseu, onde transparece a envolvência dos mais novos com os mais velhos.
Conheça alguns locais a visitar:
1º Cava de Viriato – Considerado um dos maiores mistérios da cidade, desconhece-se, ao certo, a origem desta construção, no entanto, acredita-se ter sido um acampamento militar romano. É uma fortaleza construída em terra batida e foi considerada como Monumento Nacional em 1910. Neste local, é possível observar a estátua construída em honra de Viriato, obra de Mariano Benliure.
2º Sé de Viseu – Ganhou forma no século XII, no reinado de D. Afonso Henriques. Esta construção apresenta uma diversidade de estilos arquitetónicos, resultado de alterações que foram acontecendo ao longo da História. Ao chegar, poderá deparar-se com uma majestosa fachada, delimitada por duas torres.
3º Museu Grão Vasco – Localizado no antigo Palácio dos Bispos. A sua coleção principal é constituída por pinturas provenientes da Catedral, das Igrejas da região e dos depósitos de outros museus, da autoria de Vasco Fernandes (o Grão Vasco).
4º Painel de Azulejos na Praça da República – Realizado por Joaquim Lopes, este painel é emblemático de Viseu. Foi criado em 1931 e mostra cenas rurais e quotidianas do antigamente, retratando, também, os trajes típicos da região.
5º Arte Urbana – A criatividade espalha-se pela cidade. Todos os anos, vários artistas participam no Festival Street Art da cidade, embelezando as paredes e ruas da cidade.
6ª Parque Florestal do Fontelo – Pulmão da cidade de Viseu e ponto de refúgio e conexão com a natureza. Aqui encontrará piscinas, um parque de campismo, campos de ténis e de futebol, um pavilhão gimnodesportivo e um circuito de manutenção integrados numa zona verde enriquecida por muitas espécies de árvores seculares, onde o cuidado com a preservação do ambiente mereceu o "Prémio Quercus 1993 - Iniciativa Autárquica"
Se ainda não marcou as suas férias, visite Viseu e apoie o turismo português.
Escolha Portugal!