Roteiro de Verão - Viana do Castelo | Comunilog Consulting

Roteiro de Verão - Viana do Castelo

Autor : ana
Data : Jul 15, 2021
Categoria :

 

O nosso roteiro de verão começou e não podíamos começar da melhor forma: A Princesa do Lima.

Considerada uma das cidades mais bonitas do Norte de Portugal, Viana do Castelo, é dona de múltiplos pontos turísticos e deslumbrantes paisagens.

A cidade mais atlântica do norte do país, rica em tradição e história é um ótimo destino de férias. É conhecida pela sua arquitetura, pelas suas festas religiosas e populares, sendo a capital do Folclore Português.

Na origem do nome, reza a lenda que nesta maravilha de Portugal, num castelo admirado por muitos, vivia uma princesa com longos cabelos louros e muito tímida, razão pela qual se escondia. A princesa Ana. Após a avistar, um jovem do outro lado do rio, apaixonou-se por ela e cada vez que voltava à outra margem, repetia várias vezes: “Vi Ana no Castelo!”

Viana do Castelo, é parte integrante da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis e da rede das Cidades Cittaslow.

Esta pérola da Costa Verde, como muitos estrangeiros a conhecem, é um ótimo ponto de partida para dar a conhecer as várias cidades Portuguesas onde a Comunilog marca presença.

Conheça alguns locais a visitar:

1º Praça da República - Um dos principais pontos turísticos, a Praça da República é o coração da antiga cidade e palco de 3 emblemáticos monumentos: O chafariz, os antigos paços do concelho e a Igreja da Misericórdia. Situada no centro histórico, esta praça é a “sala de estar” da cidade, com cafés, restaurantes e variadas lojas de comércio. Um excelente começo para esta aventura.

2º Museu do Traje – Viana é rica em tradição e é até hoje preservada. Localizado no antigo edifício do Banco de Portugal é desde 2004 a casa dos trajes à Vianesa, um dos símbolos mais importantes da cultura da cidade. Importante destacar também a ourivesaria de Viana.
O Museu do Traje realiza inúmeras exposições relacionadas com o traje e etnografia vianeses.

3º Navio-Hospital Gil Eannes – Atualmente ancorado no porto de pesca, o navio construído em 1955, serviu até 1973 e apoiou a frota bacalhoeira até ao fim da mesma. Em 1988 foi restaurado e aberto ao público, assumindo-se como espaço museológico. É hoje um ícone da cidade de Viana do Castelo.

4º Santuário do Sagrado Coração de Jesus (Monte de Santa Luzia) – No alto do Monte de Santa Luzia ergue-se o Santuário do Sagrado Coração de Jesus. Com uma vista panorâmica sobre o Atlântico, o vale do Rio Lima e todo o complexo montanhoso envolvente, este panorama foi considerado pela National Geographic Magazine como o 3º mais belo do mundo. Ainda por perto, encontrará a citânia de Santa Luzia, bem como o Hotel de Santa Luzia. O Santuário é cartão de visita da cidade e destaca-se pela sua beleza e grandiosidade. É dedicado ao Sagrado Coaração de Jesus, com festa a 13 de Dezembro. A uma altitude de 250m, o acesso é feito por carro, a pé ou elevador, inaugurado em 1923. Quando visitar Viana do Castelo, não deixe de visitar este magnifico monumento.

5º Igreja e Romarias da Nª Sª D’Agonia - A Igreja localizada na freguesia de Monserrate, data de 1674 em honra da padroeira dos pescadores. A Igreja acolhe a Festa da Nossa Senhora D'Agonia, uma das mais importantes e célebres romarias. A Romaria d’Agonia é grandiosa em programação, no número de visitantes, na força da tradição do traje à vianesa, no peso do ouro que as mordomas exibem ao peito. Na Romaria, a Procissão ao Mar e ao Rio e as ruas da Ribeira, enfeitadas com os tapetes de sal e tapete florido, são testemunhos da profunda devoção religiosa que deu origem à Romaria d’Agonia. A etnografia tem o seu espaço no Desfile da Mordomia, com centenas de mulheres a desfilarem os seus trajes, e também no Cortejo Histórico e Etnográfico e na inigualável Festa do Traje. A Romaria d’Agonia recebeu em 2013 a Declaração de Interesse para o Turismo. No ano de 2021, a festa decorrerá de 19 a 22 de Agosto.

6º Praias – Sim, o Norte tem boas praias. Em Viana do Castelo, são 9: Afife, Amorosa, Arda, Cabedelo, Carreço, Castelo de Neiva, Ínsua, Norte e Paçô. Estas praias possuem um vasto valor patrimonial, natural e paisagístico e a grande maioria destas dispõem do símbolo “Bandeira Azul” - distinção a praias que cumprem um conjunto de requisitos de qualidade ambiental, segurança, bem-estar e sensibilização ambiental. A prais de Viana do Castelo são excelentes e muito procuradas para a prática de várias atividades físicas, como surf, windsurf e bodyboard.

“Conheça Viana do Castelo, terra do Amor onde a Fantasia não Engana e a cada Despedida o Vento Murmura: Havemos de ir a Viana!”

Se ainda não marcou as suas férias, visite Viana do Castelo e apoio o turismo Português.

Escolha Portugal!

 

Fontes: