Roteiro de Verão - Covilhã
Prosseguimos o Roteiro de Verão, passando pela Cidade “Tecedora de Futuro”.
A Covilhã pertence ao Distrito de Castelo Branco, o nosso próximo destino.
Terá sido D. Sancho I que mandou erguer as muralhas do bairro medieval das Portas do Sol.
Desta cidade é conhecida a Universidade da Beira Interior, mas também a sua produção de tecidos (“tecedora de futuro”) e é conhecida por ser a porta de entrada para a famosa Serra da Estrela.
É de aproveitar a sua deliciosa gastronomia, composta pelo Pastel de Molho, Migas de Tomate, Dobrada à Moda da Covilhã, entre outras delícias.
É também a terra de Pêro da Covilhã, diplomata e explorador, que o Rei D. João II enviou ao Oriente, na descoberta de uma rota marítima para a Índia.
Conheça alguns locais a visitar:
1º Museu dos Lanifícios – A sua instituição teve por finalidade salvaguardar a área das Tinturarias da Real Fábrica de Panos (fundada pelo Marquês de Pombal, em 1764). Este museu é integrado na Rede Portuguesa de Museus e, ao visitá-lo, ficará a conhecer edifícios das fábricas antigas, as coleções de máquinas, os equipamentos, utensílios, produtos têxteis, etc.
2º Igreja de Santa Maria – Apresenta um revestimento de azulejos que representam cenas da vida da Virgem Maria. Situa-se no Centro Histórico da cidade e a sua construção datará dos meados do século XVI.
3º Praias Fluviais – Disfrute, nos dias de calor, das lindas praias fluviais que a Covilhã tem para oferecer, como a praia fluvial de Sobral São Miguel ou a Praia Fluvial de Verdelhos.
4º Poço do Inferno – Não se deixe enganar pelo nome, pois trata-se de uma lagoa com águas cristalinas, com uma cascata de queda de água com cerca de 10 metros de altura. Para chegar a este lugar, poderá apreciar a paisagem passando pelos percursos pedestres.
Conheça a Covilhã,
Se ainda não marcou as suas férias, visite Covilhã e apoie o turismo português.
Escolha Portugal!
Fontes:
Município da Covilhã (cm-covilha.pt)
https://www.visitcovilha.com/