Roteiro de Verão - Braga
Prosseguimos o nosso roteiro de verão pela Roma Portuguesa.
Braga é uma das cidades mais antigas de Portugal, mas, também, uma das mais jovens cidades europeias.
É considerada a “Roma Portuguesa” pela sua origem na cidade romana de Bracara Augusta, sede administrativa do Império Romano.
A sua longa história e cultura são visíveis através dos seus monumentos, que vão do estilo romano ao barroco.
Apresenta uma gastronomia variada e rica, onde o bacalhau é o prato predileto. Um dos doces típicos desta magnífica cidade é o Pudim Abade de Priscos, inventado por Manuel Joaquim Rebelo, mais conhecido como Abade de Priscos, que ficou conhecido pela sua excelência culinária.
Rica em tradições, poderão festejar o Natal com “bananas e moscatel”, tradição que teve início na Casa das Bananas; ou ainda, passar pela Igreja de Santa Cruz e os seus galos casamenteiros, onde reza a lenda que qualquer rapariga que deseja casar brevemente, terá de encontrar os três galos presentes no meio de outras figuras da fachada da igreja.
Conheça alguns locais a visitar:
1º Basílica dos Congregados – Construída no século XVI, é considerada “uma das obras primas” de Braga e de Portugal. A sua fachada apresenta um estilo barroco e, no centro do seu arco, existe um escudo alusivo da Nossa Senhora da Assunção, padroeira da Igreja.
2º Santuário do Bom Jesus de Braga – Um dos principais pontos turísticos, este santuário recebe peregrinos de toda a parte. Para chegar ao Santuário, é necessário passar por escadas serpenteadas, compostas por 573 degraus. É, no entanto, possível subir de elevador movido a água. Os escadórios são divididos em três: Escadório do Pórtico (tem como acesso o Pórtico do Bom Jesus); Escadório dos Cinco Sentidos (intercalado com cinco fontes que fazem referência aos cincos sentidos – Visão; Audição; Olfato; Paladar e Tato); Escadório das Três Virtudes (constituído por três fontes – Fonte da Fé; Fonte da Esperança e Fonte da Caridade).
3º Praça da República – Se procura um lugar para relaxar, com um ambiente único, sobretudo à noite devido à sua iluminação colorida, sugerimos a Praça da República. Muitas vezes referida como Arcada, localiza-se no Centro Histórico de Braga. É uma praça repleta de cafés e restaurantes.
4º Arco da Porta Nova – Mandado construir em 1512, está associado à expressão “És de Braga!”, pois o povo de Braga é considerado como um povo que “deixa a porta aberta” (no bom sentido!). É classificado como Monumento Nacional desde 1910.
5º Sé de Braga – Primeira catedral portuguesa, começa a ser construída no século XI. A sua fundação deve-se ao Bispo D. Pedro. Assenta sobre outro templo que remonta à época romana, templo que estaria dedicado a Isis, divindade egípcia venerada pelos romanos. É possível observar a rica coleção “Tesouro Museu da Sé”, onde constam artefactos como a cruz da primeira missa celebrada no Brasil.
6º Termas Romanas da Cavidade – Mais um elemento que traduz a cultura romana de Braga, estas termas públicas romanas são classificadas Monumento Nacional desde 1986. Eram antigamente um espaço de convívio e descontração, espelho do estilo de vida romano.
Conheça Braga “Cidade de enorme beleza e riqueza patrimonial”.
Se ainda não marcou as suas férias, visite Braga e apoie o turismo Português.
Escolha Portugal!
Fontes: