Matriz de Eisenhower - Para que serve e como fazer?
É cada vez mais comum olharmos à nossa volta e vermos pessoas demasiado atarefadas e “sem tempo para nada”. Por curiosidade, você é uma dessas pessoas?
Se sim, talvez ainda não tenha descoberto a Matriz de Eisenhower.
Esta matriz é ideal para quem procura mudar os seus hábitos e tornar-se produtivo, ao invés de uma pessoa com falta de tempo e desorganizada.
O que é a Matriz de Eisenhower e como aplicá-la?
Ferramenta desenvolvida pelo 34º presidente dos Estados Unidos, Dwight Eisenhower, daí o nome da Matriz. Eisenhower era considerado um mestre na gestão do seu tempo e tinha uma excelente capacidade de perceber a urgência, ou não, das tarefas, realizando-as sempre no tempo certo.
“As decisões mais urgentes raramente são as mais importantes” – Dwight Eisenhower
O objetivo é atribuir uma categoria a cada tarefa que tem na sua agenda e priorizar aquelas que considera serem “urgentes e importantes”. Verá que vai conseguir otimizar o seu dia, não priorizando tarefas que não são assim tão urgentes.
Agora que já sabe para que serve a matriz e que está consciente da sua importância, precisa de começar a utilizá-la, sabe como fazer isso?
Nós ajudamos:
- Desenhe o plano numa folha de papel, ou até na sua agenda. Faça uma linha horizontal e outra vertical, para que fique com 4 quadrantes. A linha vertical diz respeito à importância das tarefas e a horizontal à urgência.
- Defina as suas tarefas importantes e urgentes. Coloque no primeiro quadrante da matriz apenas as tarefas que não podem ser adiadas nem deixadas para depois.
- Defina as tarefas que são importantes, ainda que não sejam urgentes. Estas atividades, geralmente têm alguma relevância, no entanto, o prazo para as realizar ainda é longo, não precisando de lhe dar tanta prioridade no momento.
- Defina as tarefas urgentes. O prazo de realização está a terminar, mas não são tarefas importantes? Coloque-as neste quadrante e veja quando arranja um tempinho para tratar delas.
- Defina, igualmente, as tarefas que não são urgentes e que não considera assim tão importantes. Evidentemente, estas são as tarefas que deve deixar para último, ainda que, muitas vezes, possam parecer as mais fáceis e apelativas.
Para que a sua Matriz de Eisenhower seja um sucesso e para que seja capaz de otimizar o seu tempo, precisa que seguir alguns conselhos:
- Faça uma lista geral daquilo que tem para fazer e só depois é que as deve inserir na matriz. Tê-las escritas vai dar-lhe uma visão geral das tarefas, que pode ser-lhe útil na hora de as categorizar.
- Não encha os quadrantes com atividades impossíveis de realizar num só dia ou semana. Se não as conseguir realizar vai sentir-se frustrado e ansioso, fazendo com que as outras atividades não sejam realizadas com o rigor que necessitam.
- Não misture o pessoal e profissional. Se tiver uma vida muito atarefada, o melhor é realizar uma Matriz para cada uma das situações.
A produtividade é estimulada através da realização de tarefas, ou seja, quanto mais faz, mais se sente motivado a fazer. Siga a Matriz e vai ver que, quando vir todas as tarefas realizadas com sucesso, se vai sentir muito mais produtivo e chegará à conclusão que ainda fica com tempo disponível para aproveitar e desfrutar do seu dia.
Inês Ferreira