Mapa Mental: O que é e como pode ser aplicado?
Tem dificuldades em visualizar coisas na sua cabeça? Não consegue desenvolver uma ideia se não estiver escrita num papel?
Então este artigo é perfeito para si.
O que é um mapa mental?
O Mapa Mental é uma ferramenta, usada por muitas organizações, para ajudar a memorizar e desenvolver ideias, a partir de representações visuais de conceitos e ideias simplificadas.
A criação de Mapas Mentais pode trazer-lhe inúmeros benefícios não só para o aumento da produtividade, mas também para a sua memória e aprendizagem.
O mapa Mental acaba por simplificar e selecionar as informações que são mais relevantes, ajudando-o a ter uma ideia mais clara na hora da tomada de decisão.
Como Funciona?
O Mapa Mental começa, sempre no centro de uma página horizontal em branco, e é nesse centro de deve definir o tema central, problema, ou ideia que pretende desenvolver e visualizar.
Depois, as ramificações, vão sempre feitas conforme o surgimento de ideias, que podem ser símbolos, imagens, palavras e, até mesmo, frases.
Vá fazendo ramificações consoante as ideias que vão surgindo no seu cérebro e terá, quase, uma árvore genealógica de ideias, onde umas se complementam a outras, ou se dividem em novas ideias.
Os mapas mentais não servem apenas para se organizar no trabalho, muito pelo contrário. Devido à fácil utilização e flexibilidade que o mapa permite, é capaz de aplica-lo em qualquer tipo de atividade, seja ela pessoal, ou profissional.
Exemplos para aplicação de Mapas Mentais:
- Anotar ideias durante uma reunião;
- Apontar as tarefas do dias (para evitar distrações)
- Criar um novo produto ou serviço
- Perceber a principal origem de um problema
- Brainstorming de uma equipa de trabalho
- Aspetos a melhorar no tratamento de clientes, colegas ou chefes
- Organizar publicações de conteúdos
- e muito mais …
Razões para o convencer a usar Mapas Mentais:
Ainda que acredite que já o convenci a fazer, pelo menos, um mapa mental, vamos apresentar-lhe as principais vantagens para os usar.
Curioso?
- Estimulam a sua criatividade: O facto de os mapas mentais terem uma grande liberdade criativa, através de cores, símbolos, imagens, frases, permite que a sua mente desbloqueie a criatividade que há dentro de si.
- Melhoram o espírito de equipa: Reunião de última hora marcada? É preciso levar ideias para um novo projeto? Ainda por cima não está inspirado? Tenha calma. Reúna com os seus colegas de trabalho e crie um mapa mental. Para além de chegarem a ideias muito mais rápido, vai ficar mais próximo dos seus colegas e, em trabalhos futuros, as ideias ainda vão fluir mais facilmente.
- São bons para a memória: Estimular a mente para não começar a perder a memória pode ser uma tarefa bastante complexa, principalmente se não gostar de ler, ou de exercitar o cérebro com jogos e atividades específicas dessa área, mas esta solução parece bem mais simples. Agarre numa folha e faça um mapa mental, utilize cores e faça desenhos que ilustrem as suas ideias, vai ver que, gradualmente, se vai sentir melhor e não vai esquecer a data do aniversário de casamento, evitando uma discussão ao final do dia.
Aplicações que o podem ajudar na criação de mapas mentais digitais:
- Miro
- Padlet
- Canva
- FreeMind
- Coogle
- Mindmeister
Faça uma breve pesquisa destas 5 aplicações e escolha a sua favorita.
Ainda assim, se não sentir a mesma sensação no online, tem sempre a possibilidade de pegar numa folha branca e na sua criatividade e criar o seu próprio mapa do zero.
O Mapa Mental é, sem dúvida, uma ferramenta muito versátil e capaz de o ajudar a organizar informações e a comunicar de forma mais clara sobre diferentes assuntos e objetivos.
Por isso, não perca mais tempo e comece já hoje a usar o Mapa Mental.
Inês Ferreira