Método PDCA – O que é?

Autor : ana
Data : Jun 13, 2024
Categoria :

 

O método PDCA é uma antiga ferramenta de gestão, que continua atual e pode ser-lhe muito útil.

A sigla PDCA é tão simples quanto: Plan; Do; Check; Act, que em português significa Planear, Fazer, Verificar e Agir.

São 4 etapas simples mas poderosas, que o vão ajudar a melhorar as tarefas e processos da sua empresa, para que consiga criar projetos de excelência.

Se repetir continuamente todos os processos, vai acabar por eliminar barreiras e problemas que existiam e que, por vezes, nem se dava conta deles.

Para tal, é necessário planear, colocar esse planeamento em prática, acompanhar os resultados obtidos e agir, finalmente, na correção de eventuais problemas, e assim sucessivamente.

O segredo deste modelo é bastante simples. Basta que esteja atento às várias etapas e que, acima de tudo, aprenda com elas, para que a próxima tarefa a desenvolver tenha um planeamento mais claro.

O que significa cada uma das etapas?

P (Plan) – É a fase inicial de todo o processo, por isso, deve ser pensada e construída com calma e atenção.
É neste momento que deve identificar um problema principal, ou uma meta que pretenda atingir. O objetivo é clarificar o seu objetivo, a equipa e as várias etapas que se devem atingir.

D (Do) – A equipa responsável, descrita na primeira parte do método, deve começar a trabalhar, ou como se costuma dizer: A pôr as mãos na massa.
Defina um plano de ação e a partir dele, crie subtarefas para cada pessoa, para ser ais fácil realizar as atividades.

C (Check) – Esta fase é muito importante porque é nela que deve confirmar, com algum rigor, a realização das tarefas anterior. Se foram cumpridas ou não, se houve problemas ou não, etc.

A (Act) – Depois de confirmar os resultados da ação, deve ficar contente se não houver discrepâncias entre o objetivo final, definido no P e confirmado no C.
Caso haja algum problema, desvio ou complicação, deve perceber-se o que aconteceu, para que no próximo planeamento não existam os mesmos erros.
 

O objetivo deste método é bastante simples – Não existir fim e haver uma melhoria constante.

Inês Ferreira