A Importância do Mel na Alimentação
É verdade, tenho pavor de abelhas, esse inseto voador que tem um papel tão importante na polinização. Explico-vos porquê. Quando era miúda num só dia fui picada três vezes, vejam só três vezes!!! Que grande azar o meu! Mas bem sei que elas são muito importantes para o nosso planta azul.
Como nutricionista vou falar do néctar que elas produzem! O mel é um produto natural rico em hidratos de carbono de absorção rápida. É constituído por dois açúcares a frutose e a glicose. Pode ser utilizado para substituir o açúcar quando pretende adoçar o café, um bolo ou umas papas de aveia. O valor calórico do mel é elevado (100g fornecem aproximadamente 300Kcal), por isso tenha atenção à dose que utiliza. Na pratica uma colher de sopa pode ter aproximadamente 65Kcal.
Rico em antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres tão nefastos para o nosso organismo, apresenta propriedades antibacterianas que contribuem para o bom funcionamento dos sistemas digestivo (reduz a azia e o refluxo gástrico) e imunitário. Também apresenta propriedades anti-inflamatórias, responsáveis pela redução dos sintomas de gripe e constipações, nomeadamente da tosse. Ajuda na cicatrização e protege a pele. Se quer ter uma pele mais bonita faça uma esfoliação ou máscaras com mel.
Apesar de todas estes benefícios não se esqueça, que o mel é um alimento rico em hidratos de carbono simples, devendo ser sempre consumido com moderação.