Comunicação Verbal e Comunicação Não-Verbal
Entende-se por comunicação verbal, toda a informação que é transmitida por meio de linguagem falada ou escrita.
É importante que a mensagem que se pretende transmitir seja clara e concisa para obter um maior sucesso na receção da mesma.
A ideia principal em qualquer tipo de comunicação é captar a atenção do recetor, Para tal, na comunicação verbal, devemos aplicar corretamente a entoação, o ritmo da mensagem que transmitimos e, sobretudo, a dicção.
A melhor forma de obter uma comunicação (escrita ou falada) de sucesso é treinar. Para isso:
Saiba e conheça o tema que vai abordar, pesquise e estude-o. Assim, haverá uma maior fluidez na transmissão e encadeamento de ideias;
Estruture corretamente as suas ideias. Elabore tópicos-chave, com ideias principais para que haja uma maior clareza.
Conjugue a comunicação verbal com a comunicação não-verbal, no caso do oral. A comunicação não-verbal envolve comportamentos, como expressões faciais, gestos, posturas e, até mesmo, a escolha do vestuário, a distância espacial entre as pessoas, etc. Este tipo de comunicação é um complemento para a comunicação verbal, podendo, em certos casos, substituí-la. É ela que causa a primeira impressão nos outros, por isso:
- Tenha uma postura descontraída, sem demasiado desleixo;
- Não abuse do contacto visual;
- Não utilize um tom demasiado alto, nem demasiado baixo;
- Não abuse dos gestos.
Se tiver interesse em desenvolver e treinar as suas competências neste âmbito, dê uma vista de olhos no nosso curso: COMUNICAÇÃO VERBAL E NÃO-VERBAL | Comunilog
Elisa Matias