Como desenvolver o seu pensamento estratégico?
O que é o pensamento estratégico?
O pensamento estratégico é o desenvolvimento da criatividade, que lhe permite antecipar determinadas ações, de acordo com os seus objetivos.
Ser criativo permite-lhe olhar para o futuro e identificar oportunidades, antes que elas se tornem uma realidade.
É a partir do pensamento que surge o Planeamento Estratégico, que é nada mais do que estruturar planos para se irem alcançando metas.
As empresas líderes têm planos estratégicos bem traçados para que possam ter uma visão mais ampla de um determinado assunto futuro.
Como desenvolver o pensamento estratégico?
Vamos à parte que lhe interessa. Saber como desenvolver o seu pensamento estratégico.
Fique já avisado de que não existe uma receita milagrosa para que o seu pensamento estratégico seja o melhor de sempre, mas há sempre uma forma de o aprimorar.
Ora veja:
- Saiba identificar as tendências.
A sua criatividade só vai começar a surgir se olhar para aquilo que o rodeia. Preste atenção aos pormenores do dia-a-dia e verá que, no momento de colocar as ideias em prática, vão sair-lhe com naturalidade.
- Desafie-se.
A novidade é assustadora para qualquer um, mas é ela que nos vai ajudar a entender o caminho da sociedade. Arrisque e procure aventurar-se, não se vai arrepender.
- Avalie situações.
Pode parecer vago, mas é importante que avalie as consequências das suas escolhas antes de as tomar, para saber como é que elas o podem afetar futuramente.
- Reflita sobre o futuro.
Não importa se o objetivo que quer atingir está distante, se desenvolver um pensamento estratégico vai conseguir chegar ao objetivo da forma que o imaginou, ou ainda melhor.
Leu as maneiras de desenvolver o seu pensamento estratégico até ao fim?
Caso isso não tenha acontecido, e tenha sido preguiçoso, vamos mostrar-lhe uma síntese dos principais elementos do pensamento estratégico:
- Observação
- Planeamento
- Solução de Problemas
- Adaptabilidade
A maioria dos locais de trabalho beneficia muito em ter pessoas que pensem estrategicamente.
Geralmente estão associados a cargos executivos e de gerência porque têm uma enorme capacidade de pensar em oportunidades, mas também em riscos que podem afetar o seu negócio.
Inês Ferreira