Este curso tem como principal finalidade dotar os formandos de conhecimentos necessários para diferenciar o envelhecimento normativo e o envelhecimento patológico, sublinhando a noção de heterogeneidade de um grupo etário de pessoas com longas histórias de vida que, de facto, são muito diferentes entre si e vivenciam processos normais ou, pelo contrário, patológicos de envelhecimento. Do mesmo modo, pretende-se fornecer aos formandos saberes para a promoção de um envelhecimento ativo e saudável, com particular destque para a satisfação e qualidade de vida, a independência, a autonomia, a participação e a adaptação ao envelhecimento.
Destinatários
Psicólogos, gerontólogos, enfermeiros, assistentes sociais, animadores socioculturais, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, terapeutas da fala, técnicos de psicomotricidade, técnicos de reabilitação e inserção social, técnicos de desenvolvimento comunitário.
Pessoas que pretendam desempenhar funções/tarefas em lares e centros de dia, unidades de cuidados continuados, mas também empresas, instituições e pessoal afeto às mesmas que atuem na área do curso e que pretendam atualizar os seus conhecimentos e competências.
Objetivos
Este curso visa qualificar o formando com conhecimentos e competências no âmbito do envelhecimento normativo e envelhecimento patológico, reconhecendo as diversas mudanças decorrentes do envelhecimento.
Programa
1- Processo de Envelhecimento
2- Envelhecimento Normativo
3- Envelhecimento Patológico
4- Redes de Apoio e Institucionalização