Sabe como dar Feedback?

Autor : rabreu
Data : Mar 20, 2024
Categoria :

O Feedback é uma forma de comunicar?

Sim, não sabia?

O Feedback é uma ferramenta de comunicação, utilizada principalmente para fazer avaliações, ou dar a sua opinião sobre um determinado assunto. Basicamente, é um conceito aplicado quando existe uma comunicação entre duas ou mais pessoas, com o objetivo de partilhar opiniões construtivas.

Mas, caso o feedback seja negativo, tem facilidade em dá-lo, sem que a pessoa fique magoada ou ofendida? É muito fácil magoar as pessoas com críticas, no entanto, falsos elogios podem ser ainda mais prejudiciais.

Como dar um feedback positivo?

O Feedback Positivo reforça comportamentos que queremos que se repitam, por isso, são dados elogios e realçam-se ações que tiveram resultados favoráveis.

Por exemplo: O seu comercial de vendas conseguiu superar a meta destinada para esse mês. E, para melhorar essa situação, um cliente elogiou o seu compromisso ao seu chefe.

Como elogiar o seu colaborador? Parabéns! Conseguiu superar-se e ainda foi elogiado por um cliente! Continue assim, está a fazer um ótimo trabalho.

 

Como dar um feedback negativo?

Quando se pensa em feedback, tem-se tendência a achar que ´negativo. Não tem de ser, nem deve ser.

Feedbacks não devem ser negativos, mas sim corretivos/construtivos, de melhoria em determinada função ou ação.

Por exemplo: O prazo de entrega de um relatório de contas terminou ontem e o seu colaborador só o entregou hoje, porque colocou problemas pessoais à frente do trabalho.

Como dar feedback a este colaborador? Eu percebo que tenha passado por situações difíceis nos últimos tempos e a equipa está disposta a ajudá-lo no que for necessário. No entanto, o facto de colocar os seus problemas pessoais em primeiro, acabou por prejudicar a entrega do relatório, que afeta toda a empresa. É importante que saiba separar a sua vida pessoal e profissional, para que isso não afete o desempenho geral da equipa.

Principais modelos de FEEDBACK:

  1. Feedback SCI. Composto por três etapas:
    Situação: detalhar o que aconteceu
    Comportamento: descrever a reação da pessoa que ouviu o que você acabou de dizer
    Impacto: resultado desse comportamento
  2. Feedback 360. Neste modelo são dados os diferentes pontos de vista para uma determinada situação.
  3. Feedback Sanduíche. Dividido em três camadas:
    Elogio: reforçado um ponto positivo do colaborador
    Pergunta: questiona o colaborador sobre uma caraterística a melhorar
    Ação: dá dicas ao colaborador sobre o que melhorar
  4. Feedback Canvas. Análises individuais a cada membro do grupo/empresa.
  5. Feedback Kudos. É a entrega de cartões com comentários positivos aos colaboradores da empresa. Esta prática aumenta a motivação dos colaboradores.
  6. Feedback Wall. A empresa é que é avaliada, pelos colaboradores, através de duas colunas (pontos positivos e pontos a melhorar).

O feedback é um processo fundamental e imprescindível nas empresas, porque, quando bem aplicado, gera bons resultados, tanto individuais, como para a própria organização.

Inês Ferreira